Olá, tudo bem? ♥ Hoje eu vou falar sobre o tão comentando Jejum Intermitente! Mais do que uma Dieta propriamente dita, ele é um Estilo de Vida também, assim como a vegetariana e a vegana, então vamos conhecer mais e se você gostar comece a praticá-lo! Este post pode mudar a sua vida! O Jejum mudou a minha… em conjunto com a Dieta Low Carb.
Pronta?
Por muitos anos, quando o assunto é emagrecimento, o que costumamos ouvir dos especialistas são orientações como:
“não passar mais de três horas sem ingerir alguma coisa”
“fazer seis refeições ao dia”
“você deve se alimentar de 3 em 3 horas”.
Recentemente, porém, alguns estudos têm sugerido que o oposto pode ser eficaz para a perda de peso, e é aí que começa a figurar o jejum intermitente.
Mas, afinal, no que consiste o jejum intermitente? Como funciona? Eu posso fazer?
Para essas e outras perguntas – que você provavelmente tem em mente enquanto lê esse artigo – eu pesquisei e trouxe tudo explicadinho.
Vem conferir!
O que é Jejum Intermitente?
O argumento dos especialistas em emagrecimento que são favoráveis ao jejum intermitente, é de que a alimentação regrada conforme os conceitos tradicionais, ao contrário do que sempre se acreditou, não induz o organismo a queimar gordura – mas exatamente o oposto, faria com que, ao receber suprimentos de 3 em 3 horas, passasse a deixar de utilizar os estoques de energia.
A partir dessa linha de raciocínio, estudos foram realizados, que levantaram indícios de que o método mais moderno pode ser mais eficiente.
O método do jejum intermitente consiste, basicamente, em passar um intervalo grande de horas sem ingerir alimentos, intercalado com um período de alimentação normal.
Existem diversas modalidades de jejum intermitente, que variam de acordo com a rotina e o perfil do indivíduo – vale sempre lembrar que, antes de iniciar qualquer dieta restritiva ou de fazer mudanças bruscas na alimentação, é recomendável buscar a orientação de um médico ou nutricionista.
Abaixo, exemplos de algumas das modalidades do jejum intermitente:
- 5 x 2 (5 dias de alimentação normal e 2 dias de ingestão restrita)
Embora não haja total interrupção da ingestão de alimentos, passar dois dias em alimentação restrita também conta como uma modalidade de jejum intermitente. - 16 x 8 (também conhecida como “Leangains”, consiste em 16 horas de restrição, seguidas de 8 horas de alimentação normal)
Nesse método, a janela de alimentação fica a critério do próprio indivíduo, e consiste em fazer até três refeições em cada intervalo de oito horas, passando, em seguida, ao período de 16 horas sem ingerir nada além de líquidos não calóricos. - 12 x 12 (12 horas de jejum, 12 horas de alimentação normal)
Trata-se de passar doze horas sem alimentação, incluindo as horas de sono. No período restante, deve-se fazer cerca de três refeições diárias.
Uma pessoa que dorme às 22 horas, por exemplo, deverá permanecer até as 10 horas da manhã sem se alimentar, seguindo o restante do dia, com a alimentação normal. - 24 horas sem comer (ou protocolo “Coma-Pare-Coma”, consiste em passar 24 horas sem comer, ao menos uma vez por semana)
Considerado o método de mais difícil adaptação, o “Pare-Coma-Pare”, também dá liberdade para que o indivíduo escolha o dia da semana em que irá fazer o jejum.
Ele escolherá um horário e, a partir dele, não ingerir nada, até o mesmo horário do dia seguinte, a partir do qual já poderá voltar a se alimentar normalmente.
Jejum Intermitente emagrece?
(Foto: Freepik)
Como você pode conferir em outros artigos daqui do blog, como o texto em que falo sobre a Dieta Paleo (ou Dieta do Paleolítico), estudos realizados nas últimas décadas têm comprovado que o corpo humano e suas funções pouco mudaram desde o período paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada.
Naquela época, nossos ancestrais eram nômades caçadores e coletores e, portanto, passavam dias sem comer.
Além da alimentação espaçada e mais escassa, o homem do paleolítico realizava grandes esforços para sobreviver, como percorrer grandes distâncias, lutar contra grandes e fortes animais, além do frio intenso do período Glacial.
Com base nesse fato, não parece fazer sentido fornecer ao corpo mais suprimentos do que o necessário, ainda mais tendo à disposição tantas facilidades e uma certa dose de sedentarismo.
Então, se a demanda energética, hoje, é menor, por que deveríamos nos alimentar mais?
Passando a fornecer somente o necessário, o organismo trataria de, automaticamente, consumir os estoques de energia.
Além da perda de peso, mais vantagens do Jejum Intermitente
Os adeptos, de acordo com os especialistas, costumam relatar aumento do desempenho físico e mental, após adotarem a prática do jejum intermitente.
No entanto, vale, também para o jejum intermitente, a máxima do equilíbrio e do bom senso.
Não adianta passar longas 16 horas sem se alimentar, por exemplo, e em seguida devorar uma pizza inteira, acompanhada de uma garrafa de refrigerante, e achar que o método irá funcionar.
O jejum intermitente é, antes de tudo, um estilo de vida.
Por isso, é preciso modificar seus hábitos alimentares para que o objetivo seja alcançado – fazer escolhas conscientes e moderar as quantidades de alimentos ingeridos em cada refeição, ingerir muita água (para favorecer a aceleração do metabolismo), e praticar alguma atividade física.
(Foto: Freepik)
Por se tratar de um estilo de vida, ao optar por adotar o jejum intermitente, será necessário aumentar a ingestão de fibras, por exemplo, para que a sensação de saciedade diminua a fome nos períodos de jejum, e prestar atenção quando a fome bater.
Isso, porque, segundo especialistas, a sede costuma ser confundida com a fome, e o indivíduo acaba, então, comendo algo quando, na verdade, bastaria apenas ingerir água, por exemplo.
É possível, então, através do jejum intermitente, expandir seu autoconhecimento, além de criar hábitos mais saudáveis para uma vida mais leve, mudando seu estilo de vida.
Alertas
Passar muitas horas sem alimentação pode ser muito benéfico para alguns indivíduos, porém, nem todas as pessoas podem adotar o jejum intermitente:
- Crianças: por terem necessidades energéticas muito elevadas, e estarem ainda em fase de desenvolvimento, o jejum intermitente é desaconselhado.
- Idosos: com o avanço da idade, algumas funções ficam comprometidas, e a suscetibilidade a doenças também é maior, o que pode tornar arriscado adotar o hábito do jejum intermitente.
- Diabéticos: por especificidades e pela necessidade de monitoramento da glicemia, o jejum intermitente também pode não ser recomendável.
- Atletas de alto desempenho: devido, assim como no caso das crianças, uma necessidade energética diferenciada, o jejum intermitente pode não ser o método ideal, cada caso devendo ser analisado individualmente.
Conclusão
Passando a ter mais conhecimento sobre o corpo, a sua fome verdadeira (e não confundir com sede ou comer por estar triste ou feliz) trará para você um controle maior sobre o seu corpo!
Com isso, você provavelmente buscará o equilíbrio! E conseguindo este equilíbrio você passará a perder peso!
Por isso, você mudará o seu estilo de vida com ele.
Comigo foi exatamente assim! Eu comecei a Dieta Low Carb primeiro. Tive resultados.
Mas quando associei a Dieta Low Carb ao Jejum Intermitente eu potencializei, e posso dizer que maximizei, os meus resultados da Low Carb com o Jejum!
Eu pratico o protocolo de 16 x 8 todos os dias, inclusive finais de semana!!! E faço o de 24 horas uma vez por semana.
Na última semana do mês, no dia do protocolo de 24 horas ou faço 36 horas. É muito bom!
Mas comece aos poucos e lembre-se consulte sempre seu médico e nutricionista, assim como eu!
Gostou desse artigo? Então, assine nossa LISTA VIP e receba em primeira mão os conteúdos publicados aqui no blog!
Fazendo o download dos nossos e-books você também já entra automaticamente na minha Lista VIP, tá bom?
Em breve, vou lançar Área de Membros Exclusiva Grátis Para Assinantes da Lista VIP do Blog (talvez hoje quando você está lendo já esteja pronta…rs)! Lá terá muitas dicas e cardápios (inclusive esse Cardápio para Emagrecer Low Carb) para serem baixados gratuitamente.
Então, não perca tempo e faça parte do nosso grupo!
Em breve trago mais informações em um novo post! Bora perder peso?
Ah, não esqueça de deixar o seu comentário abaixo também!
Porque isso é muito importante para mim!
Até lá!
Bjo,
Luiza ♥
[…] tudo bem? ♥ Hoje eu vou falar novamente sobre o Jejum Intermitente mas agora também vou trazer algumas opções de cardápios para te ajudar […]